As bagas do médio

Inverno 1990

Saímos mesmo cedo da casa do Sergio, subindo a estrada com o frio da madrugada, na mochila os rack leve e equipos e bivaque, cheiro de aventura, queremos descer o col entre o Capacete e o Pico Maior acessar e subir a parede do Pico Médio, simples assim..

Até o col o caminho é bem aberto e subimos ligeiro. Paramos um pouco ates de começar a descida, Seguimos varando a quiçaça com nossas mochilas descíamos sem ver bem por onde, nos paramos assustados com um vazador bem à frente, tivemos de contornar e fazer um pequeno rapel para desviar a grota..seguimos descendo pela grota do vale sempre observando a parede do Pico Médio que não parava de crescer.

Estudamos a parede e escolhemos uma entrada que parecia melhor, nos equipamos e  montamos uma mochila com os equipos de bivaque e comida água , Sergio começou na ponta com todo o equipo que foi aos poucos deixando enroscado, quando a corda acabou segui escalando, com a corda no aparelho procurando manter justa sem prender, as vezes difícil de escolher e segui o mesmo caminho, escalamos em simultâneo por um bom tramo da parede, as vezes uma peça ou duas entre nós, buscava as sutis marcas de magnésio para tentar seguir o mesmo caminho, a pedra generosa oferecia diferentes opções, uma ligação muito forte eu sentia com o Sergio que seguia no outro extremo da corda, como  cada um sabia bem da responsabilidade de seguir escalando focado somente naquilo, sem vacilar, uma ligação forte que me fazia sentir seguro e confiar no que estava fazendo, escalando pelo melhor caminho que a pedra oferecia seguimos subindo a parede que hora ficava mais tombada hora mais vertical com domínios e lances mais delicados,

seguíamos escalando sem parar, o col  que parecia no alto rapidamente se via ao lado, subimos rápido a primeira parte da parede sem bater nada e sem parar, nos reunimos em um platô e desfrutamos do visual diferente do vale dos frades e caixa de fósforo..a vegetada parede sul do Capacete a grota do col que tínhamos descido e quase vazado..

Seguimos subindo por um trecho mais secionado da parede com trechos de vegetação e platôs, seguimos em direção a base da parede final um domo grande com um sistema de fendas bem definido no centro, a parede que se via mais vertical e desafiadora, Cordadas de excelente escalada com boas proteções que nos levaram ao final da parede e ao cume do Pico Médio, chegamos com visual de fim da tarde e muitas cores, andorinhas mergulhando no vale e nossa grande alegria pela escalada, limpa sem bater nada pura escalada de qualidade em um ambiente majestoso de grandes montanhas e paredes vertiginosas.   .

Tínhamos tudo para passara noite ainda que meio precário mas tínhamos, ainda assim optamos por descer para casa, uma longa volta a casa, contornar  pelo Pico Menor e descer tudo até a casa, o corpo cansado mas  disposto e era bom demais de estar andando e chegamos tarde e bem cansados e com o corpo e a mente meio em transe com a atividade o esforço e a  escalada toda..seguiram se dias de banho de rio e muita comida...acabou que não batemos nenhum grampo, não bivacamos  levamos tudo a passear em nossas costas..mas pelo menos fumamos as bagas..