Atalho para o paraíso - 380mt 8c A2 E3
Quem não quer chegar a este lugar tão cobiçado no imaginário de cada um? Pois agora os que se habilitam nessa busca já podem contar com um bom “Atalho para o Paraíso”. Essa via sobe toda a parede central da face norte da Torre dos Sinos no Marumbi, inicia no fundo do desfiladeiro das catedrais. São 14 cordadas, em geral curtas, com 20 a 30 metros.
A primeira parte é um pouco tombada com lances de agarras e proteções fixas, a segunda metade é bem negativa, onde predomina a escalada de fendas com proteção móvel. Trata-se de uma escalada bem variada com cordadas de agarras verticais, aderência delicada, mato vertical, diedros, fissuras em teto, fissuras de entalamento e oposição com grande verticalidade. Foi quase toda livrada, apenas alguns passos ainda não foram tirados em livre. A última parte tem quatro cordadas muito aéreas e o rapel direto exige cordas de 60 mt ou será preciso descer costurando peças para voltar à parede.
A primeira cordada já é bastante exigente, com lances de resistência e continuidade — é bom usar uma rama para costurar a primeira chapa — na quarta cordada um trecho de vegetação conta com uma corda fixa, levar um tibloc, jumar ou prussik, pois são cerca de 20 metros de corda fixa. O material necessário é um jogo de cams até o #5 e repetidos do #.5 ao 1. Quase não se usam stoppers, mas pode ser bom algum micro friend, cerca de 14 costuras e cordas de 60 mt.
O Atalho foi aberto de forma um pouco diferente, a metade superior foi aberta primeiro graças a uma passagem a partir do colo com o Abrolhos que dá acesso à metade da parede, assim as oito últimas cordadas foram abertas de baixo, com toda a adrenalina envolvida. Já as seis primeiras foram equipadas de cima com um prévio estudo, eram cordadas pouco evidentes com muitos blocos soltos e trechos que deixavam dúvidas quanto ao recorrido.
A primeira metade é quase toda equipada com chapas sendo necessário poucas peças, do cam .5 ao 3 , já as cordadas superiores são praticamente todas em móvel exigindo bom conhecimento e um rack completo. As paradas estão todas equipadas com chapas duplas Bonier, apenas uma a P8 é em móvel, existem duas paradas fora da via que são usadas no rapel.
Na parte superior a via cruza com três cordadas da via Pavor do Paraíso onde as paradas foram duplicadas. Esta via pode ser repetida em um dia longo de escalada, pode-se sair por cima para o cume da Torre dos Sinos e descer caminhando ou rapelar pela via. Tenha cuidado com blocos soltos, por ser uma via com poucas repetições ainda tem blocos por cair e agarras por quebrar. Esta parte da parede fica na sombra toda a manhã já a parte superior é exposta aos ventos que podem ser bem fortes.
Agradecimento aos parceiros dessa incrível escalada e as empresas Bonier e Alto Estilo pelo apoio a esta empreita. Fica o convite para quem quiser chegar lá, tomar este atalho e ver se chega àquele lugar tão sonhado. Que desfrute do caminho…
—
Atalho para o Paraíso, Torre dos Sinos, Marumbi | José Luiz Hartmann, Fabio Gomes Machado, Erminio Gianatti, Rogério Oliveira, Wilson B H Alves | 380m, 8C A2 E3 | Material: cammalot #.3 ao 4 (.5 ao 3 repetidos) dois ascensores e duas cordas 60 mt
—
José Luiz Hartmann