Você sabe o que é trekking ultra leve ou ultralight backpacking?

O termo surgiu nos Estados Unidos quando o trilheiro Ray Jardine lançou em 1992 o livro Guia da trilha Pacific Crest Trail (Uma das mais famosas trilhas de longo curso do mundo, com 4270Km). Neste livro ele elenca e defende motivos para carregar menos itens na mochila e dar sempre preferência a itens mais leves e com dupla função. 


Mas no fundo a ideia é MUITO simples. Carregando menos peso, você conseguirá caminhar mais longe, mais rápido e com menos esforço (seus joelhos vão lhe agradecer). 

Vale Lembrar que não há maneira certa ou errada de praticar suas caminhadas. 

 

Em linhas simples, é considerado Ultra Leve quem tem seu peso base menor que 4,5kg [TODO seu equipamento da mochila (incluindo a mochila) com exceção dos itens consumíveis: comida, água, combustível, etc].
 

Mas não basta ter uma mochila com o peso base abaixo de 4.5Kg para estar dentro da categoria de Ultralight Backpacking, você deve estar dentro deste peso com segurança. Não seja ESTUPIDAMENTE LEVE!  Lembre-se: a montanha é um ambiente remoto e selvagem, ao não levar equipamentos suficientes ou adequados você poderá colocar sua vida em risco.
 

Por tanto, conhecer seus limites, seus equipamentos e técnicas é de fundamental importância!

 

 

 

O primeiro ponto para se pensar em redução do peso da mochila são OS GRANDES TRÊS (BIG 3):

  • Barraca,
  • Sistema de dormir (saco de dormir +isolante termico + travesseiro?)
  • Mochila

Estes sem duvida devem ser os maiores e mais pesados itens de sua mochila (se não forem, pare e pense, preciso mesmo disso?). Destes 3 a mochila deve ser o último item a ser substituído, pois mochilas ultra leves foram projetadas para carregar um peso menor (com conforto) e se seu equipamento não for leve, a mochila não será confortável. 

 

 

Barracas - As barracas ultra leves geralmente não utilizam sistema de varetas e dependem do uso de 1 ou 2 bastões de caminhada para serem montadas. Desta forma, você utiliza os bastões com dupla função, lhe ajudam na caminhada e são a estrutura de sua barraca.
Por não possuírem estruturas de varetas estas barracas acabam sendo mais leves, porém o processo de montagem acaba se tornando mais complexo sendo necessário usar todas as linhas tensoras para montar corretamente a barraca.  Barracas ultra leves pesam em media 1kg (para duas pessoas) ou menos e existem diversos modelos disponíveis. Mas você dificilmente ira encontrá-las à venda em lojas físicas no Brasil.  Já as barracas com varetas  pesam entre 1,5 e 3,5 kg.


Sacos de dormir -  Estes são divididos em duas grandes modalidades: Sintéticos e Pluma. 

Sacos de dormir Sintéticos são mais baratos, porém mais volumosos e pesados.  Sacos de dormir de pluma são mais leves e ocupam menor volume na mochila.
Além dos sacos de dormir, temos ainda a opção de Quilts (uma opção ainda pouco conhecida no brasil). Os Quilts são basicamente um saco de dormir sem a parte de baixo.  Pois a parte que você comprime, quando deita em cima do saco, não lhe esquenta. [explicando a tecnologia: O saco de dormir não lhe esquenta, mas retêm o calor produzido pelo seu corpo. Independente de ser sintético ou de pluma, o que de fato faz o isolamento térmico e mantém o calor é o ar que fica entre as plumas ou entre as células da espuma.]
A título de comparação, um saco de dormir para -2°C pesa em media 1kg. O mesmo saco sintético irá pesar 1,5kg e um Quilt de mesma temperatura por volta de 600 gramas.

 

Mochilas – As mochilas ultra leves são feitas sempre pensando em simplificar ao Máximo. Então você não irá encontrar diversos bolsos e zíperes aqui. Muitas delas sequer têm espuma no costado (em muitos casos são feitas pensando em utilizar o seu isolante térmico como costado da mochila, servindo tanto para estrutura da mochila quanto para o conforto). 

 


Além dos grandes 3 é possível reduzir peso em praticamente todas as áreas do equipamento.  Por isso, recomendamos criar uma planilha com todos seus equipamentos e pesá-los individualmente.   O conhecimento não pesa nada e sempre será seu maior auxiliar na redução do peso da mochila.  E pensamento crítico ajuda muito. conforme você for vivendo suas aventuras, melhor vai ficando seu conhecimento e seu kit. 

 

Além do mais, no início dizemos que costumamos carregar nossos medos conosco. então aqui vão alguns exemplos de pensamento crítico:
 

  • Você precisa mesmo levar a faca do Rambo? Ou um simples canivete com uma pequena lâmina fará a função de abrir embalagens? 

  • Precisa levar um tubo inteiro de protetor solar ou posso transferir para uma embalagem menor?

  • Você precisa começar a trilha com 3 litros de água ou há um ponto onde possa pegar água no caminho? 

  • Você prefere uma mochila mais leve e ter conforto na trilha? Ou uma mochila mais pesada e ter conforto no acampamento?

  • Quantas horas você ira caminhar?

  • Quantas panelas você precisa?


 

LINKS DE REFERÊNCIA:

Graxain congelado 3 grandes -> https://youtu.be/ptm6v9v1qVY
Graxain congelado - Entenda o que é o peso base da mochila : https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=VvYkx3LI2_I

 

Canal do mato- Kit básico de treking: https://youtu.be/cENxY2aLZBg
Canal do mato- quanto pesa minha mochila: https://youtu.be/fNlIbSX_eQw